Cliente da Tratorag possui a maior fazenda produtora de brócolis do Brasil

domingo, Julho 15, 2018
Brócolis

 

A fazenda do Roberto e Rinaldo Foga (clientes Tratorag | John Deere ), em Itupeva (SP), é a maior produtora de brócolis do país. Até a década de 1980, a área de 130 hectares era dedicada ao cultivo de tomate, mas a crise no preço fez a família mudar de foco e investir na produção de brócolis.

O brócolis é de origem europeia e não vai bem em regiões onde a temperatura média ultrapassa os 23 graus. Por isso, a estratégia dos irmãos foi cultivar em épocas do ano onde a temperatura é mais amena.

A fazenda planta o brócolis-de-cabeça, também conhecido como brócolis ninja ou japonês. O pico da safra é entre os meses de julho, agosto e setembro.

Além de Itupeva, os irmãos produzem também em Bragança Paulista (SP) e no sul de Minas Gerais. No total são 500 hectares de plantio. No pico da safra, são colhidas até 20 toneladas por dia.

Apenas 10% do que é colhido vai in natura para feirantes da região. A maior parte da produção é vendida de forma industrializada, cortada e congelada. A distribuição é feita em todo o Brasil e também para países da América Central e América do Norte. O preço depende da região e do tipo de cliente, mas o quilo sai, em média, a R$ 6 reais.

 

Clique aqui para visualizar a fonte e assistir a reportagem



Share